segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

DIETA OU REEDUCAÇÃO ALIMENTAR?

Você come, come, come, sem se preocupar com a qualidade dos alimentos. Um dia, nada belo, se dá conta de que está beeem acima do peso. A solução? Alguma dieta do momento, claro! Sua amiga fez aquela famosa "do cristal" e perdeu os infelizes cinco quilos que a incomodavam. Sua vizinha enxugou oito com a do "miojo". Óbvio que terá uma que vai servir para você. Mas, depois de um tempo em lua-de-mel com a balança, tudo volta a ser o que era antes... Até a próxima dieta. É aí que está seu erro - e o da maioria das pessoas. Emagrecer deve ser uma questão definitiva e só conseguimos resolvê-la de uma forma: reeducando nosso metabolismo. No entanto, para isso, devemos consertar primeiro nossa alimentação.

DIETA X REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Segundo a nutricionista Bárbara Sanches, a dieta seria um regime prescrito a uma pessoa geralmente com restrição total ou parcial de certos alimentos, e sempre com alguma finalidade terapêutica. Já a reeducação alimentar é o processo de aprendizado, conscientização e mudança de hábito alimentar de forma gradativa. "É o entendimento de erros alimentares e a compreensão do que é necessário ser alterado para prevenção, recuperação e/ou promoção da saúde", descreve Barbara Sanches.

A diferença entre dieta e reeducação alimentar é que, enquanto a primeira tem data para começar e acabar e pode levar ao efeito de perda e ganho de peso, a segunda se torna parte do cotidiano e ajuda o organismo a se equilibrar utilizando "combustíveis" de melhor qualidade nutricional.
Emagrecer muito com uma dieta e depois recuperar o peso perdido é comum, segundo a nutricionista Gisela Savioli, porque dietas pobres em nutrientes fazem o cérebro entrar em estresse por falta de glicose, o que leva o organismo a perder massa muscular e a reter gordura como "reserva" contra a desnutrição.

Mas eu posso fazer dieta, mesmo fazendo uma reeducação alimentar? SIM!

Se você esta muito acima do peso, terá que fazer uma dieta para diminuir índices altos de colesterol, glicose, sódio, entro outros. Para isso você precisará fazer uma dieta para diminuir estes níveis, mas nada de dieta milogrosa da lua, nem mar, nem do sol, nem de nada, dieta significa tirar alguns vilões da alimentação como refrigerantes, massas e fast food. Não que você nunca mais vai poder comer estes alimentos, mas durante um período deverá esquecer que eles existem, e depois aos poucos retornar eles a sua dieta diária, ou seja, se reeducando, sabendo seu limites e sentindo quando esta satisfeita.
Este é só um passo, em uma próxima conversa postarei sobre a famosa AF (atividade física) e como podemos trazer ela para o nosso dia-a-dia, também logo postaremos alguns alimentos que são vilões para quem quer emagrecer, assim como os que são amigos.

fonte: http://www.bolsademulher.com/corpo/dieta-x-reeducacao-alimentar
http://www.bradescouniversitario.com.br/html/cub/intervalo/esportes-saude/reeduacao-alimentar-x-dieta.shtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário